As candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) foram prolongadas até ao dia 19 de Abril, anunciou o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que justifica a decisão com a situação de pandemia que Portugal está a atravessar.
O PNDpT tem como objectivo apoiar programas desportivos que promovam a generalização da prática desportiva, de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), “entendida como uma actividade determinante na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos e da sociedade em geral”, adianta o IPDJ.
A iniciativa destina-se a federações desportivas, clubes, associações ou colectividades, entre outras organizações “cujo objecto social compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal”.
O organismo sublinha que a edição deste ano aposta em “programas que promovam os valores éticos em contexto desportivo, como a igualdade, a verdade, o respeito, a responsabilidade”, a amizade e a cooperação, bem como em programas que “promovam a mobilidade activa e a promoção da actividade física em contexto laboral”.
A iniciativa dá ainda continuidade ao apoio a programas desportivos que valorizem a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a igualdade de género e a protecção dos direitos humanos.
As candidaturas devem ser submetidas através de um formulário disponível no site do IPDJ.