A campanha de sensibilização “desMarca a Diferença”, promovida pela Guarda Nacional Republicana, incluiu 131 acções presenciais e chegou a cerca de 2000 pessoas.
A iniciativa, que decorreu, de 3 a 9 de Dezembro, em todo o território nacional, foi direccionada para a divulgação dos direitos e promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência. “Paralelamente, houve lugar à campanha através das redes sociais, com um post por dia, tendo sido possível alcançar cerca de 550 mil pessoas”, pode ler-se no balanço feito pelas autoridades.
Além do uso de cães da GNR como um recurso terapêutico inovador em acções de cinoterapia com crianças com necessidades educativas especiais, contribuindo para a expressão das suas emoções e para a capacidade de comunicação; houve ainda uma sessão de hipoterapia dirigida a pessoas portadoras de deficiência, em Évora, que contou com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
“A GNR relembra que a inclusão plena de todos os cidadãos, incluindo os portadores de deficiência, é uma das suas maiores prioridades enquanto “força humana, próxima e de confiança”, estando focada em dispor de mecanismos de apoio que garantam respostas de qualidade junto da população”, realça aquele organismo.