A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai promover um périplo dedicado a visitar diversas iniciativas desenvolvidas no âmbito do projecto “Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: Valoriza-te”, que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 31 de Outubro.
O encontro arranca pelas 9h00, no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, com “O Futuro é Amanhã: Projecto sobre Alterações Climáticas”, seguindo-se uma visita ao “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões”. Posteriormente, pelas 11:00 horas, já na Escola Básica Dr. Eduardo José Girão Pereira (Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia), na freguesia de Cambra (Vouzela), terá lugar a visita à iniciativa “Comer Bem Sorrir Melhor”.
O “O Futuro é Amanhã” é um projecto educativo sobre alterações climáticas que tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática e contribuir para a promoção da literacia ambiental e de comportamentos ambientalmente sustentáveis, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC). Neste contexto, a CIM Viseu Dão Lafões, durante este ano letivo, como grande novidade, promove a itinerância do “Projecto sobre Alterações Climáticas (Breakout game + Bancada móvel de ciências)”. Esta iniciativa inovadora destina-se aos alunos do 3º CEB e consiste num jogo de tabuleiro e, simultaneamente, interactivo, jogado em equipa, composto por “salas mistério” e enigmas, com narrativas desenvolvidas em torno do PIAAC, cujo objectivo final é sensibilizar para os fenómenos das alterações climáticas e as suas consequências nos vários sectores e a promoção de acções que atenuem os efeitos das alterações climáticas no território de Viseu Dão Lafões.
O já conhecido “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões”, volta a desafiar os alunos ( 3.º e 5.º anos) da região a explorar novas metodologias de ensino, colocando ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permite partir à descoberta do conhecimento e promover competências transversais, em alinhamento com as aprendizagens essenciais para os 1.º e 2.º ciclos de escolaridade. Este ano lectivo, a educação inclusiva e equitativa assume-se enquanto um dos pilares do projecto, através da proposta “Tu e os Outros”. Os restantes temas “Fábrica de Robôs”, “Corpo Humano”, “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas”, “Engenhos e Engenhocas” e “A Nossa Escola no Cosmos” transitam das edições anteriores.
O “Comer Bem Sorrir Melhor”, que entra agora no seu segundo ano de itinerância, é um projecto promovido pela CIM, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas e Ordem dos Médicos Nutricionistas e tem como intuito promover a literacia para a saúde oral e nutricional, entre os alunos do primeiro ciclo.