A Câmara Municipal de Águeda iniciou as obras do Plano Geral de Drenagem e do sistema elevatório da cidade, com o objectivo de melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais e proteger a margem direita do rio que a atravessa.
A intervenção deverá permitir diminuir o risco de inundações em dias de muita chuva, sobretudo na baixa da cidade, um problema que tem afetado a zona ao longo dos anos e que causa grandes impactos económicos e sociais.
“Vamos defender ainda melhor a zona baixa das cheias, construindo um sistema com mais capacidade para drenar as águas das chuvas e que escoam naturalmente para a parte baixa da cidade”, realça o Presidente da autarquia, Jorge Almeida.
O autarca explica que a obra começou agora por uma questão de oportunidade, para aproveitar os fundos europeus disponíveis para este tipo de empreitadas. “É uma questão de responsabilidade aproveitar o financiamento disponível, o que torna exequível esta obra, porque sozinhos não teríamos a mesma capacidade de a concretizar”, nota.
A obra representa um investimento de 1,4 milhões de euros, financiada em 75% por fundos europeus, e tem um prazo de execução de 365 dias.