VOUZELA, 15 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

BTL: CIM Viseu Dão Lafões quer atrair novos públicos com gastronomia e vinhos

22 de Fevereiro 2023

O produto turístico Gastronomia e Vinhos é um dos eixos centrais da programação do espaço da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na edição de 2023 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai realizar-se entre os dias 1 e 5 de Março. O conceito da presença CIM na BTL23 foi apresentado esta quarta-feira, numa conferência de imprensa realizada no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, que contou com a presença do presidente da entidade, Fernando Ruas, do secretário executivo. Nuno Martinho, e do Chef Diogo Rocha.

À semelhança do que aconteceu na edição anterior, a Viseu Dão Lafões vai dispor de um espaço próprio no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, que apresentará uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, alicerçada na diversidade de produtos turísticos dos 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.

Um dos destaques do programa será uma experiência de showcooking protagonizada por Diogo Rocha, único chef Estrela Michelin na região Centro de Portugal. O chef vai reinterpretar algumas das receitas antigas agora descobertas no levantamento que deu origem ao Mapa dos Segredos Gastronómicos. O momento vai contar com a interacção de influencers.

Ainda na área da Gastronomia e Vinhos, a presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL vai incluir momentos de degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, da responsabilidade de escolas profissionais do território, assim como das confrarias gastronómicas, enólogos e produtores regionais.

Turismo de Natureza e Desportivo, Saúde e Bem-Estar

O Turismo Activo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção que a CIM Viseu Dão Lafões vai levar à BTL. O espaço do stand remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Um baloiço vai permitir fotografias “instagramáveis” e todo o stand está ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território.

Os eventos desportivos que vão acontecer no território, nomeadamente o Montemuro Vertical Run e o Caramulo Motor Festival, também vão estar em destaque, assim como as estâncias termais da região.

Cultura e Património

A CIM Viseu Dão Lafões vai também apostar forte na Cultura e no Património, com o Projecto CRAFT – Turismo Criativo, um dos elementos distintivos do stand. Os visitantes poderão conhecer o “Roteiro Patrimonial Viseu Dão Lafões”, uma proposta de viagem carregada de história de arte, arqueologia e megalitismo, com informações úteis, entre as quais mapas e um glossário.

O roteiro propõe ainda uma viagem pelo talento e saberes ancestrais, através das tradições de burel ou do barro negro, da produção dos vinhos do Dão e do receituário gastronómico.

Um stand com cerca de 250 metros quadrados

O stand de Viseu Dão Lafões na BTL 2023 tem cerca de 250 metros quadrados e baseia-se na forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abre para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Show Room, interligadas por um percurso elevado que representa as ecopistas e a área do turismo de natureza.

A programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e no facebook e Instagram da Comunidade Intermunicipal. A participação em tempo real poderá ser acompanhada nas redes sociais.

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM