A Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) vai apoiar os seus clubes filiados com cerca de 150 mil euros para responder às “dificuldades geradas pela Covid-19”, anunciou a instituição.
“Foram criadas várias medidas que possibilitam angariar este apoio para as instituições, de modo a combater os prejuízos causados pelos tempos adversos que estamos a viver”, refere a AF Viseu, garantindo que “continuará atenta às questões de saúde pública a que o momento actual obriga, criando todas as condições para que as competições se realizem de forma segura e cumprindo os parâmetros das entidades competentes”.
A nível nacional, a crise provocada pela pandemia no sector já tinha levado a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a criar em Março e Abril uma linha de crédito um milhão de euros e um fundo de 4,7 milhões para apoiar os clubes não profissionais de futebol e futsal. Este último valor foi depois reforçado em cerca de um milhão de euros, com metade do prémio de qualificação para o Euro2020 da selecção nacional.
Para poderem utilizar este fundo, os clubes tiveram que provar que não tinham salários em atraso até final de Fevereiro de 2020 e vão ter que ser cumpridores nas próximas quatro temporadas, mantendo todas as equipas em actividade.
Na primeira época, os emblemas que utilizarem o fundo vão que pagar 10% do valor disponibilizado pela FPF, seguindo-se 25% e 32%, na segunda e terceira, respectivamente. Os restantes 33% são a fundo perdido.
Os montantes agora recebidos pelos clubes no âmbito da linha de crédito vão ser descontados nos valores globais do fundo, de acordo com o regulamento aprovado pela FPF.