Mais de 170 turmas do ensino básico e secundário da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões estão a participar nas Olimpíadas de Educação Financeira, que colocam à prova os conhecimentos dos alunos nesta área.
A iniciativa, que termina esta sexta-feira, decorre no âmbito do projecto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela entidade em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que tem como objectivo promover a literacia em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e a importância do dinheiro.
As perguntas das Olimpíadas abrangem todas as temáticas que alunos e professores do ensino básico e exploram através do programa “No Poupar Está o Ganho”, tais como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres ou economia circular.
“O pilar Educação é fundamental na estratégia de desenvolvimento integrado que a CIM desenhou para o território. Este projecto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”, que se tem afirmado como um sucesso entre os nossos jovens, surgiu como uma oportunidade de dar resposta à nossa vontade de consciencializar os mais jovens, para conceitos tão importantes como gerir um orçamento familiar, a importância da poupança, entre outros”, realça o secretário executivo da comunidade intermunicipal, Nuno Martinho.
O responsável espera que as Olimpíadas “venham estimular, ainda mais, a vontade dos nossos alunos aprofundarem estes temas”.
O projecto envolve 171 turmas da região Viseu Dão Lafões, num total de 3.376 alunos e 155 professores. A nível nacional, estão em competição mais de 650 turmas e cerca de 14 mil alunos.