Esta terça-feira, dia 14 de Junho, no Centro Cultural de Carregal do Sal, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu a sessão de Entrega de Prémios do Concurso Final do Projecto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”.
No projecto participaram mais de 170 turmas, dos 3º ao 6º anos, dos municípios da CIM Viseu Dão Lafões e, neste momento de encerramento de ano lectivo, os alunos foram desafiados a apresentarem um trabalho final onde demonstrassem os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo do ano, no que respeita à literacia financeira.
A sessão contou com as intervenções do secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho; do Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino; e da Diretora Executiva da Fundação Cupertino de Miranda, Inês Abreu.
Premiados alunos do 6.º A da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa
Viseu Dão Lafões viu premiado um total de 12 projectos, da autoria dos alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Farejinhas (Castro Daire), dos alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Moimenta do Dão (Mangualde), dos alunos do 4.º A da Escola Básica de Nelas, dos alunos do 3.º A da Escola Básica de Sátão, dos alunos do 4.º D da Escola Básica de Fragosela de Cima (Viseu), dos alunos do 6.º B da Escola Básica de Carregal do Sal, dos alunos do 6.º A da Escola Básica e Secundária Engenheiro Dionísio Augusto Cunha (Nelas), dos alunos do 5.º C da Escola Básica de Ínsua (Penalva do Castelo), dos alunos do 6.º A da Escola Básica de Santa Comba Dão, dos alunos do 6.º A da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul), dos alunos do 5.º A da Escola Básica Ferreira Lapa (Sátão) e dos alunos do 6.º C da Escola Básica do Caramulo (Tondela).
O secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, fez questão de “destacar o fantástico desempenho da nossa comunidade escolar neste concurso, bem como o seu envolvimento, ao longo do ano lectivo, neste projecto de literacia financeira que fornece as ferramentas essenciais para um consumo responsável, para uma boa gestão dos orçamentos familiares. A nossa expectativa é que este projecto tenha um impacto positivo, a longo prazo, na vida dos nossos alunos”.
“A CIM, desde cedo, tem assumido um papel de relevo no fomento de inúmeros projectos educativos e pedagógicos, por todo o território. Estes procjetos que, entre outros, abordam temas como o empreendedorismo, a literacia ambiental, as ciências experimentais, a robótica, ou ainda a saúde oral e a alimentação saudável, têm-se afirmado como uma mais-valia para os nossos jovens. Neste contexto, o “No Poupar Está o Ganho”, ao longo deste ano lectivo, afirmou-se como mais uma aposta ganha”, concluiu o responsável.
Já a administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Inês Abreu, destacou que o “projecto tem-se afirmado como uma mais-valia para o território, na medida em que muito do nosso bem-estar depende da relação com o dinheiro e é este conhecimento que estamos a transmitir aos alunos de Viseu Dão Lafões”.