VOUZELA, 1 de Dezembro de 2024
PUBLICIDADE

Alunos de Viladra confeccionaram broa tradicional

4 de Novembro 2023

No dia 17 de outubro de 2023, os alunos da Escola Básica de Viladra, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, confecionaram broa à boa maneira tradicional. Esta atividade integrou-se nas comemorações da “Semana da Alimentação”. Nesse dia, a Dona Helena Almeida, avó de uma aluna do 4º ano, veio à escola explicar e demonstrar como tudo se processa.

Assim sendo, ficámos a saber que para o fabrico de broa tradicional, necessitamos dos seguintes ingredientes: farinha de milho, farinha de centeio, farinha de trigo, fermento de padeiro, uma mão cheia de sal e água (q.b. – quanto baste), bem como, de alguns utensílios tais como: a masseira (recipiente retangular de madeira, que serve para preparar e amassar a farinha), a peneira (crivo de malha fina que serve para peneirar as farinhas), o gadanho (ajuda a rapar e a juntar a massa), o coador (é usado para coar o fermento), a batedeira (recipiente em forma de meia laranja que serve para modelar as broas antes de irem para o forno) e ainda, de uma pá espalmada com um cabo comprido, para colocar e retirar as broas do forno. De seguida, a Dona Helena “meteu as mãos na massa”.

Começou por peneirar as farinhas. Depois, despejou a farinha de milho na masseira, adicionou água fria (deve-se amassar a farinha de milho com água fria) e preparou o fermento. Para tal, num recipiente colocou água morna, um pedaço de fermento de padeiro, uma mão cheia de sal, dissolveu tudo muito bem, passou o preparado por um coador e adicionou-o à farinha de milho. Enquanto preparava o fermento, explicou-nos que, nos tempos antigos, quando em Alcofra a maioria das famílias cozia broa de milho, o fermento era feito a partir da “massa mãe”, sendo conservado de uma semana para a outra. A seguir, adicionou à massa anterior a farinha de centeio, um pouco água morna e voltou a amassar (a massa percorreu a masseira várias vezes, de um lado ao outro). Seguidamente, juntou a farinha de trigo, alguma água e amassou mais uma vez. De seguida, transformou a aquela massa numa grande bola.

Por fim, fez na massa uma grande cruz e disse as seguintes palavras: – “São Vicente te acrescente”, pois, segundo a tradição, estas palavras ajudam o preparado a levedar mais depressa. Tapou a massa com uma toalha e esta foi transportada até ao forno da Torre Medieval de Alcofra (gentilmente cedido pela Junta de Freguesia). Enquanto a massa levedava (mais ou menos uma hora e meia), a dona Helena aqueceu e preparou o forno. Quando este já estava bem branquinho, modelou as broas na batedeira, colocou-as sobre uma folha de couve e, com a ajuda da pá, meteu-as dentro do forno a cozer. Uma hora depois, estavam cozidas e com um aspeto delicioso.

No final do dia, ao intervalo da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de degustar o pão de milho confecionado à boa maneira tradicional de Alcofra e, ao mesmo tempo, contactar com uma tradição antiga que tende a cair em desuso. Foi mais um momento de aprendizagens significativas, que um dia mais tarde irão recordar.

Deixamos um agradecimento especial à Dona Helena Almeida, que está sempre disponível para nos receber, transmitir os seus ensinamentos e experiências de vida. O nosso bem-haja!

Alunos da Turma C2- 3º e 4º anos da EB de Viladra


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM