VOUZELA, 27 de Setembro de 2023
PUBLICIDADE

Alunos de EMRC do 6º ano das escolas de Lafões encontram-se em Campia

17 de Maio 2022

Vouzela/Campia acolheu, na passada segunda-feira, dia 2 de maio, o 1º Encontro de Alunos do 6º ano inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica nas Escolas de Lafões (Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia, Oliveira de Frades, Santa Cruz da Trapa, S. Pedro do Sul e Vouzela).

Cerca de 240 alunos, sob a égide dos objetivos do Milénio, da Sustentabilidade e da Laudate Si, tiveram encontro marcado na Reserva Botânica de Cambarinho, local onde se preserva um magnífico exemplar da nossa flora, localmente conhecido por loendro.

Depois do acolhimento e das boas-vindas, e em grupos de escola, iniciaram o percurso pedestre e interpretativo que atravessa a Reserva Botânica que faz parte da rede Natura 2000, acompanhando parte da ribeira de Cambarinho, explorando a variedade da fauna e da flora deste lugar, cuja particularidade é a existência de loendros que, numa passadeira de tons violeta, enchem de cor e encanto este lugar único.

Chegados ao ponto mais alto de onde se pode observar e contemplar a beleza do local, e sentados em pequenas rochas, aproveitaram para descansar da enlevada caminhada. Alunos, funcionários e professores quiseram assinalar a sua passagem, fazendo a plantação de uma árvore por escola. Um gesto simbólico pela sustentabilidade, a acrescentar a tantos outros que serão motivados a implementar no quotidiano.

A caminhada continuou, em grande grupo, rumo ao monumento da Virgem Milagrosa de Campia, lugar de culto e de fé para quantos recorrem à Mãe do Céu nas suas aflições.

A serenidade do local, os braços abertos da Mãe prontos a abraçar a todos, constituiu-se, em contexto, para juntos se rezar uma Ave-Maria pela paz, pela família, num eterno gesto de gratidão por finalmente podermos estar juntos, após duros tempos de confinamento.

Mas foi na Quinta da Capela que aconteceu a explosão de alegria, a vivacidade de gestos, a correria e a vontade de fazer novas amizades, de poder, por fim, socializar como em tempos idos.

Após o almoço partilhado, os alunos realizaram, pela quinta, um peddy paper, abordando as várias dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Iniciativas como estas devem ter cada vez mais espaço na vida de cada criança e de cada adolescente, pois o desenvolvimento sustentável não vai acontecer se não tiverem oportunidades justas.

Um dia muito bem passado, brilhantemente organizado, o qual ficará gravado na memória e no coração de cada um.

 

Os professores de EMRC de LAFÕES


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM