VOUZELA, 12 de Dezembro de 2024
PUBLICIDADE

Alimentação saudável e consciente vai ser ensinada às crianças

6 de Março 2023

A promoção de uma alimentação simultaneamente equilibrada e sustentável, conjugando os valores da dieta mediterrânica com o consumo de produtos locais e endógenos, é a aposta do projecto-piloto “Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões”, que reúne quatro Grupos de Acção Local (GAL) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Como público-alvo vão estar as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa faixa etária entre os 6 e os 10 anos de idade, a que se juntam as comunidades educativas; directores, funcionários e utentes das instituições sociais, autarcas, produtores e a população em geral.

O trabalho vai vigorar até Dezembro de 2024 e ter como base três eixos principais: “Dieta Mediterrânica”, “Literacia Alimentar e Educação” e a gestão de projecto. Entre os resultados práticos espera-se a criação de um Manual de Identidade Alimentar Territorial e de um Plano de Actuação Territorial. A inclusão da localização Viseu Dão Lafões na plataforma “Prato Certo”, que pretende sensibilizar e capacitar os cidadãos para uma alimentação saudável, também está em cima da mesa.

Um primeiro encontro entre as entidades parceiras já teve lugar, dando destaque aos objectivos da missão, que passam por “incentivar o consumo de produtos locais, em consonância com os princípios da Dieta Mediterrânica”; “promover o consumo com Identidade Alimentar Mediterrânica Territorial, melhorando a qualidade nutricional da oferta alimentar e combatendo a precariedade alimentar”; “realizar acções de aconselhamento e de sensibilização sobre a Dieta Mediterrânica, promovendo e valorizando os produtos endógenos, os produtos de qualidade certificada e a Dieta Mediterrânica”; “promover a adopção de uma alimentação sustentável, através da educação” e “promover a economia e o desenvolvimento socioeconómico na região de Viseu Dão Lafões”. Assim, os responsáveis acreditam que vai estar a apostar-se na economia regional e em comportamentos mais amigos do ambiente, “desde a produção e o consequente uso dos solos, até aos mercados de proximidade, passando pelo hábito do gosto ou fundamentalmente pela transformação da alimentação em função do ciclo da natureza e não em função do ciclo da refrigeração, como hoje acontece”.

Além da CIMVDL, estão envolvidas a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira (Castro Daire e São Pedro do Sul), que é a entidade coordenadora da parceria, a ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão (Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão), a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (Oliveira de Frades, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela) e a ADICES – Associação de Desenvolvimento Local (Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela). O investimento total ascende aos 240 mil euros.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM