VOUZELA, 17 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Águeda reabriu Parque de Alta Vila

7 de Dezembro 2020

O Município de Águeda deu por concluídas as obras do Parque de Alta Vila, onde foram retiradas as vedações que delimitavam a área. A porta principal foi aberta na última sexta-feira pelos membros do executivo, num acto simbólico de convite a que a população utilize o parque.

“Esta é uma obra emblemática para os aguedenses e este parque, que tantas recordações traz, pode novamente ser utilizado”, realçou o Presidente da Câmara, Jorge Almeida, acrescentando que o espaço “é de e para todos os cidadãos” e apelando a uma utilização cuidada. A chuva impediu a realização da cerimónia oficial de abertura, que deverá realizar-se “num momento oportuno”.

O Parque de Alta Vila foi alvo de uma intervenção e requalificação profundas, depois de o temporal de Janeiro de 2013 ter devastado o espaço. “O desenvolvimento da obra, adjudicada por 1.160.000 euros, foi orientada por um princípio de respeito por todas as pré-existências, construídas e vegetais, e implementa benefícios significativos ao nível da conservação do solo e da água e da recuperação do conjunto histórico, como a capela ou o coreto”, sublinha a autarquia.

As novidades são a criação de um circuito principal contínuo, que liga as partes baixa e alta, que pode ser atravessado a pé, e o aumento da biodiversidade, através da recuperação de seis pontos de água em todo o parque, particularmente no lago.

A zona verde ocupa uma área de cerca de 1,9 hectares, incorporando material existente, a que se juntou a instalação de relvados, bem como 251 novas árvores e 478 arbustos.

A obra incluiu, ainda, a instalação de mobiliário urbano, como bancos, papeleiras, bebedouros e sinalética, que reproduzem peças do jardim original ou constituem propostas de design contemporâneo.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM