VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Águeda: Laboratório Vivo para a Descarbonização promove ciclo de workshops

6 de Novembro 2020

O Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD), em Águeda, vai receber este ano e no próximo um ciclo de workshops com o objectivo de “sensibilizar os cidadãos para a adopção de medidas ambientalmente sustentáveis e para a tomada de consciência dos impactos” que as atitudes do Homem têm no meio ambiente.

Este sábado, entre as 10h00 e as 11h00, os participantes vão construir um kit de energias verdes. Na terça-feira, vai ser assinalado o Dia Mundial da Bolota, das 14h00 às 18h00, e para o próximo sábado está prevista uma acção de limpeza do Rio Águeda, a partir das 10h00, de forma a comemorar o Dia Nacional do Mar.

Segue-se, no dia 17, um workshop sobre eficiência energética, entre as 18h00 e as 19h30, que pretende “apoiar as famílias e comerciantes na leitura das suas facturas de energia, ajudando-os a fazer as melhores escolhas relativas ao fornecimento de energia, bem como a implementar medidas que possibilitem reduzir a conta, em termos energéticos e financeiros.

Um roteiro pedestre é a proposta para dia 21, entre as 10h00 e as 11h30, com ponto de partida na sede dos LVpD. O objectivo é assinalar o Dia de Dar uma Volta.

O último workshop de Novembro será no dia 28, com uma saída de campo, das 10h00 às 12h00, que visa uma uma monitorização e interpretação do Rio Águeda.

“Pretende-se que Águeda seja uma cidade ideal para se tornar um laboratório de experimentação de novas ideias e projectos”, adianta o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos. O Laboratório Vivo para a Descarbornização abriu a sua sede em Outubro, no n.º 44 da Rua Luís de Camões. O espaço pretende ser a base do projecto Águeda Sm@rt City Lab, um laboratório urbano em que a autarquia, os cidadãos, as empresas e as escolas colaboram no desenvolvimento, implementação, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respectivas aplicações.

O objectivo é promover a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) edoptar medidas de mitigação de alterações climáticas, englobando quatro áreas temáticas: Mobilidade, Energia, Edifícios e Economia circular e Ambiente.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM