VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Águeda é uma das 88 cidades que lideram acções ambientais

16 de Novembro 2020

Águeda foi distinguida como uma das 88 cidades em todo o mundo a liderarem acções ambientais, integrando a lista de cidades “Classe A” do organismo internacional CDP (Carbon Disclosure Project).

Águeda foi reconhecida por desenvolver estratégias climáticas robustas, rastrear, agir para limitar e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), avaliar e mitigar os riscos climáticos, assim como relatar essas informações de forma transparente no seu relatório de 2020 ao CDP.

“É com enorme satisfação que recebemos a distinção deste organismo internacional como reconhecimento público de todo o esforço e empenho com que desenvolvemos os projectos nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, no nosso concelho, através de uma comunicação clara e transparente das acções, metodologias e resultados”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, acrescentando que este tipo de distinções são motivo de orgulho e um incentivo para “melhorar continuamente”.

O autarca sublinha que “Águeda é um município atento e preocupado com as questões ambientais, tentando sempre adoptar as melhores práticas, procurando também inspirar e ser um exemplo a ter como referência para outros”. Ainda recentemente, o concelho foi reconhecido como um dos 100 melhores Destinos Mundiais Sustentáveis de 2020.

Para obter uma pontuação A do CDP, uma cidade deve ter registado, publicamente e para a escala comunitária, um inventário de emissões de GEE, definir uma meta para a sua redução, possuir uma análise de riscos e de vulnerabilidade e publicar um plano de acção para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, entre outras acções.

O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas para o concelho de Águeda inclui algumas das ações e medidas já implementadas, em curso ou a desenvolver, tais como a rede de sensores ambientais instalada, o Plano de Drenagem para a cidade, as intervenções de reabilitação de rios e ribeiras, as acções de sensibilização e educação para a comunidade, entre outras. Além de Águeda, a lista inclui as cidades portuguesas de Porto e Braga.

O Carbon Disclosure Project é uma organização sem fins lucrativos que incentiva empresas, cidades e governos a reduzirem as suas emissões de gases com efeito de estufa e a protegerem os recursos hídricos e as florestas.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM