O concelho de Águeda foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, como um dos 100 melhores Destinos Mundiais Sustentáveis, uma iniciativa promovida pela Green Destinations que premeia locais e boas práticas neste âmbito.
O município foi galardoado pelo projecto “Umbrella Sky”, que todos os anos cobre as ruas da cidade com chapéus coloridos, integrado no AgitÁgueda Art Festival, um eco-evento com reconhecidas práticas sustentáveis, que também foi reconhecido.
Para o Presidente da Câmara local, Jorge Almeida, esta distinção é “uma evidência do trabalho que tem sido realizado para o desenvolvimento turístico do concelho”. O autarca garante que o Município vai continuar a apostar no desenvolvimento turístico, com foco no ambiente e na sustentabilidade. Recorde-se que, em 2019, Águeda conquistou o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa.
Este ano, Portugal conseguiu a nomeação de dez destinos, o número máximo de destinos por país, que incluem, além de Águeda, o Alto Minho, Açores, Arouca Geopark, Cascais, Dark Sky Alqueva, Lagos, região do Oeste, Serras do Socorro e Archeira, Sintra e Torres Vedras.
As distinções baseiam-se em 30 critérios de sustentabilidade, avaliados por um um júri internacional, composto por especialistas de vários países e parceiros da fundação.
Os 100 destinos eleitos são convidados para as conferências anuais “Global Green Destinations Days”, onde têm a oportunidade de partilhar experiências sobre como tornaram os respectivos locais mais sustentáveis para as comunidades locais e para os viajantes. Posteriormente, integram também um guia turítico criado para o efeito.