VOUZELA, 24 de Setembro de 2021
PUBLICIDADE

Agricultores querem ser indemnizados por prejuízos provocados por javalis

13 de Setembro 2021

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) solicitou uma Audiência ao presidente da Assembleia da República para entrega da petição “Agricultores e outros rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos na agricultura provocados por javalis e outros animais selvagens. Pelo controlo sanitário e da densidade das populações destes animais”.

“A CNA e filiadas há muito vêm alertando para este grave problema que afecta cada vez mais explorações agrícolas de Norte a Sul do País, mas, até ao momento, apesar das reclamações dos Agricultores e de várias propostas apresentadas, não há resposta nem medidas concretas por parte do Governo”, disse a CNA em comunicado, acrescentando que “para além das dificuldades de escoamento a preços justos à produção ou da imparável ascensão dos preços dos vários factores de produção, a sustentabilidade das explorações agrícolas é fortemente penalizada pelos prejuízos causados por animais selvagens, que, além da destruição da produção, colocam em causa o potencial produtivo das explorações agrícolas”.

De acordo com a Confederação, “a situação arrasta-se sem resolução à vista, colocando muitos agricultores em sérias dificuldades em continuar a actividade. Os agricultores não podem continuar a pagar, sozinhos, estes prejuízos, devendo o ICNF ressarcir os agricultores reclamando esses valores das entidades responsáveis, se as houver”.

Neste sentido, a CNA apela agora à intervenção da Assembleia da República, aguardando ser recebida em audiência pelo presidente deste órgão de soberania para dar seguimento ao apelo dos mais de mil peticionários e para, desta forma também, defender a agricultura familiar e a soberania alimentar do País e das populações.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM