O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esteve ontem em São Pedro do Sul para o lançamento da primeira pedra de construção do açude nas Termas, obra que tem como objectivo prevenir cheias, melhorar o ecossistema fluvial, proteger as linhas de água e restaurar as galerias ribeirinhas.
O projecto, com um custo de 1,4 milhões de euros, visa também a melhoria do espelho de água, com uma abertura na plataforma existente, a montante da ponte romana, que vai dividi-la em duas partes, permitindo a passagem de pequenos barcos de recreio, não motorizados.
A obra prevê ainda a melhoria do escoamento na aproximação aos açudes e após a descarga dos mesmos. Para repor a circulação pedonal nesta plataforma, vai ser construído um pórtico e uma escada metálica, que poderá ser recolhida quando estiver inundada, de modo a permitir o escoamento dos caudais mais elevados no rio Vouga.
A intervenção, comparticipado em 75% pelo Fundo Ambiental, abrange igualmente a construção de um passadiço na zona do Carvalhedo e a iluminação cénica da ponte romana e das margens do Vouga.
A cerimónia desta segunda-feira contou ainda com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.