A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) promove, na próxima quinta-feira, dia 5, às 11h05, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico «A Terra Treme».
A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
A iniciativa tem como intuito “capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.
Embora a iniciativa tenha dimensão nacional, a ANEPC realizará, em articulação com a DGE e a DGEstE, um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, o qual, face à situação decorrente da pandemia da Covid’19, irá decorrer num formato mais reduzido, servindo para assinalar a data e promover a sensibilização de todos para a temática do risco sísmico.
“A realização dos três gestos que compõem este exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à Covid’19”, salienta a ANEPC.
Para mais esclarecimentos e saber como pode participar, a organização tem disponível a página http://www.aterratreme.pt/o-exercicio/.