A exposição “A Arte da Persuasão”, promovida pelo Museu do Caramulo e que exibe um conjunto de quase 300 peças gráficas de propaganda, como cartazes, de vários países intervenientes na Segunda Guerra Mundial, pode agora ser vista online e em todo o mundo através da plataforma Google Arts & Culture.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Google e o museu e vem assim aumentar o leque de mostras da instituição caramulana já disponíveis na mesma plataforma, que já incluía as de arte antiga, moderna e contemporânea.
“Graças às novas exposições virtuais, os utilizadores poderão ver a propaganda produzida durante a Segunda Guerra Mundial sob o enquadramento de forma de arte que a mesma assumiu, cumprindo com o objectivo de qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo”, realça o Museu do Caramulo em comunicado.
A instituição nota que, tal como as outras formas de propaganda utilizadas neste período, “os cartazes inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo a bem da causa nacional. Este contributo podia assumir diversas formas como o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos ou a compra de títulos de guerra”.
A expoisção “A Arte da Persuasão” está organizada em cinco núcleos: Protecção, Financiamento, Produção, Motivação e Racionamento. A plataforma online disponibiliza imagens em ultra-definição e permite uma grande aproximação às mesmas graças à tecnologia Gigapixel.